segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Descubra como harmonizar adequadamente o cardápio da festa com a bebida 


Um dos principais desejos de todo anfitrião é oferecer um cardápio saboroso e bastante atraente aos convidados, afinal, o que importa é vê-los todos felizes e satisfeitos com a festa. E como todo menu deve ser acompanhado de uma deliciosa bebida, é fundamental  saber adequar as bebidas quer serão servidas com os pratos. 
Para ajudar na seleção do vinho ou espumante ideal para cada tipo de festa reunimos abaixo algumas dicas:

Espumante x frisante
 A estação do ano também influencia muito na escolha das bebidas. Em períodos de calor, por exemplo, a melhor escolha é sempre o espumante ou frisante, no máximo um vinho leve. Ao optar por um espumante ou frisante é preciso levar em consideração o estilo da festa. Em comemorações mais formais o espumante é a escolha ideal; já para as mais informais deve-se usar o frisante.

Casamento no período da manhã 
 Para os casamentos matinais há duas opções: até às 11h da manhã, o cardápio escolhido pode ser um café da manhã. Aqui as variedades são de acordo com a criatividade e bolso dos noivos. Mas, se for após esse horário, o indicado é um brunch – café da manhã com pequeno almoço. Esse cardápio pede itens como crepes recheados, panquecas, suflês e tortas, além de saladas, frios, frutas frescas, queijos dentre outros. Nesse caso, se a festa for mais intimista e pequena, os noivos podem optar por servir apenas espumante ou liberar o vinho - tinto ou branco, dependendo do prato - somente durante a refeição principal.Período da tarde Aqui as opções vão desde chá com sanduíches a docinhos e bolo - no verão o chá quente pode ser substituído por sucos de frutas ou chás gelados. O horário também é apropriado para bolo com champanhe ou espumante. Outra opção é o coquetel que oferece diversas bebidas acompanhadas de canapés e salgadinhos. Há vários tipos de vinhos espumantes e os preços também variam muito, alguns ‘proseccos’ italianos são bem acessíveis e temos ainda os ‘Cavas’ espanhóis – um tipo de espumante, cujo nome significa adega subterrânea, feito sob o sistema de segunda fermentação na garrafa. Mas em matéria de vinhos espumantes não pense duas vezes e escolha um espumante brasileiro. 


Casando à noite 
 O horário pede um jantar, embora o coquetel com prato quente possa perfeitamente substituí-lo no caso de uma recepção mais simples ou informal. Os tipos de serviços utilizados são: à americana, quando os pratos são dispostos em uma grande mesa ou aparador onde os próprios convidados se servem; à francesa, se os convidados forem servidos à mesa por garçons; ou franco-americano, ou seja, os garçons servem o coquetel aos convidados.  O ideal é servir espumante a noite toda e oferecer aos convidados um vinho tinto durante o jantar. O vinho branco pode entrar como opção para aqueles que preferem esse tipo de bebida ou para acompanhar peixes, saladas e quiches.





0 comentários:

Postar um comentário