sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Cientistas dos EUA encontraram nas árvores uma forma de construir uma bateria mais barata, reduzindo o alto custo de armazenamento desse tipo de energia.


Uma dupla de pesquisadores da Universidade de Maryland nos Estados Unidos acredita que a madeira pode ajudar a reduzir o custo das baterias, criando uma solução mais barata para o armazenamento de energia solar.
As baterias tradicionais contêm lítio, um tipo de metal escasso na superfície terrestre. Teng Li e Lianbing Hu estão desenvolvendo um novo tipo de bateria alimentada por sódio revestido de madeira. A disponibilidade de sódio no planeta é bem maior e os pesquisadores descobriram que a madeira pode ajudar a aumentar a vida útil da bateria feita desse metal.
Uma bateria funciona com base na troca de íons entre seus polos positivo e negativo. Como os íons de sódio são cinco vezes maiores que os de lítio, esse processo é mais danoso na bateria de sódio, por gerar maiores expansões e contrações do metal. Mas os cientistas descobriram que ao revestir o sódio com madeira, material mais flexível que o utilizado nas baterias tradicionais, esses danos são reduzidos.

A bateria de sódio ainda está em fase de testes e o objetivo de Li e Hu é que ela se torne uma solução mais barata para o armazenamento de energia solar durante a noite. Esse é o principal obstáculo que torna essa fonte de energia limpa ainda pouco viável financeiramente: o custo elevado de armazenamento de um dia para o outro.

0 comentários:

Postar um comentário