terça-feira, 5 de junho de 2012


Tratamento e cura da incontinência urinária


O primeiro vestígio de estudos sobre o tratamento e fortalecimento da musculatura do assoalho pélvico que existiu foi com Kegel, ele descobriu que o músculo existia e desenvolveu algumas técnicas para trabalhar esse músculo e que com o passar do tempo foi modificando e outros estudos foram desenvolvidos e trabalhados.


O primeiro trabalho que o fisioterapeuta vai realizar com o paciente é a conscientização e identificação do músculo pélvico, o paciente vai aprender a exercitar esse músculo que está com problema, após a conscientização será usado um equipamento da empresa Quark Medical, chamado Dual Pex Uro, onde o profissional vai iniciar o tratamento de eletro estimulação na musculatura do assoalho pélvico, que é chamado de despertar e automaticamente realiza o fortalecimento do mesmo.

Em seguida entra o equipamento, também desenvolvido pela Quark Medical chamado Perina Clínico que mede a força de contração e relaxamento do músculo do paciente, assim o profissional devolvendo a informação ao indivíduo que poderá desta maneira controlar sua contração, aumentando-a ou diminuindo-a. É indicado para o despertar proprioceptivo dos músculos da bacia pélvica, para fortalecimento muscular, para aprendizado de força de retenção voluntária e de contração perineal antes do esforço..

A cura para incontinência urinária existe desde que seja feito o tratamento correto e com o profissional certo, como já foi falado, a incontinência é causada pela fraqueza de um músculo que ajuda a segurar a urina na bexiga e como todo músculo se ficar muito tempo sem exercícios ele atrofia, Benedita Barbosa fisioterapeuta comenta “Além do tratamento clínico, com o exercício e fisioterapia, nós trabalhamos muito a qualidade de vida no dia a dia desses pacientes, às vezes para nós, profissionais, não é 100% de cura, mas o paciente já progrediu tanto em vista do que ela sentia que para ele é o maior passo que poderia dar”.

A média de tratamento é de aproximadamente vinte seções, cerca de três a quatro semanas. Como esse problema acontece pela disfunção de um músculo é muito importante que os exercícios com indicação do fisioterapeuta.


Clique aqui e curta a página da Quark no Facebook
 
 Zamir Jr MTB 65-189 
Equipe de Jornalismo MadX Comunicação


0 comentários:

Postar um comentário