segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Com o tema da sustentabilidade em alta, se engana quem acha que não é possível fazer um casamento pensando no meio ambiente.  Muito pelo contrário, o conceito verde é uma preocupação e aparece cada vez mais nas festas e principalmente em casamentos. Um casamento sustentável deve ser totalmente pensado para que o impacto ao meio ambiente seja o menor possível, sem perder a elegância e o charme de uma cerimônia tradicional, do convite às lembrancinhas.  Segue algumas dicas:


1. Alianças: atualmente, existem muitas opções para uma aliança ecologicamente correta, como por exemplo, o uso de metais reciclados ou um anel vintage. A procedência do anel também é importante, por exemplo, verificar se a extração do material, como um diamante, foi feita corretamente.

2. Vestido: a escolha do traje da noiva  parecer um grande desafio de quem opta por um casamento sustentável. Uma maneira bem simples de resolver esse problema é reutilizar trajes antigos, por exemplo, reformando o vestido usado pela mãe ou pela avó.  Além de sustentável, é uma forma de homenagear pessoas especiais.  O aluguel de vestidos também é uma ótima opção.

3. Convites: com o avanço da tecnologia, sem dúvidas, o convite virtual é o mais ecológico. Mas se você optar por algo mais tradicional utilize papel reciclado.

4. Lembrancinhas: atualmente, a melhor opção são as lembrancinhas úteis e funcionais e que além de não agredirem a natureza, e ainda contribuem com ela, como por exemplo, as mudas de plantas ou pacotinhos de sementes de flores, cada vez mais populares nos casamentos.

5. Cerimônia e recepção: casamentos realizados durante o dia aproveitam a luz natural e economizam energia elétrica e iluminações artificiais. Além disto, realizar a cerimônia e a festa no mesmo local ou em locais próximos, evita o deslocamento de automóveis e, consequentemente, diminui a poluição. Outra opção é incentivar seus convidados a fazerem a carona solidária.

6. Comida e bebida: para o cardápio, prefira alimentos mais orgânicos e saudáveis, que não usem agrotóxicos. Para isso, procure empresas que priorizem a sustentabilidade que, por exemplo, destinem corretamente o óleo utilizado e reaproveitem alimentos. Além de economizar, o meio ambiente agradece sua escolha.

7. Decoração: além de reaproveitar materiais usados, com caixas de madeira, é possível incluir objetos pessoais, como livros, quadros e móveis, que além de ser uma tendência de decoração para 2013, tornam o casamento mais intimista e aconchegante já que carregam uma história consigo. Procure por flores orgânicas, produtores locais, substitua luzes por velas e recicle tudo após o evento.








0 comentários:

Postar um comentário