sexta-feira, 19 de julho de 2013



Pesquisadores da universidade americana de Stanford , demonstraram em recentes relatórios, que os avanços tecnológicos que tornaram a agricultura uma produção de alto rendimento podem diminuir as emissões de gases do efeito estufa na atmosfera.
Com o aumento da produtividade da agricultura, a necessidade de derrubada de florestas para a criação de terras agrícolas é reduzida. A conversão de florestas em áreas de produção da agricultura envolve a queima de árvores e outros depósitos de carbono, aumentando assim as emissões de CO2, metano e óxido nitroso.
Segundo o estudo de Stanford, sem as melhorias nas técnicas de produtividade que fazem com que as empresas agrícolas produzam mais usando menos terras, o planeta teria um adicional de 13 milhões de toneladas do dióxido de carbono sendo liberado na atmosfera.
A autora de um artigo sobre a agricultura de alto rendimento, Jennifer Burney, afirma que os resultados obtidos pelo estudo contestam a noção de que a agricultura moderna intensiva é ruim para o meio ambiente de forma geral.
Burney também diz que toda vez que os solos florestais são preparados para a agricultura o carbono que estava na biomassa é rapidamente liberado para a atmosfera.
O estudo também estima que os novos métodos agrícolas evitam que aproximadamente 590 milhões de toneladas de CO2 cheguem à camada de ozônio, o equivalente a 1/3 da produção total mundial de gases de efeito estufa desde 1850, ano da Revolução Industrial.
Steven Davis, co-autor do estudo, afirma que o meio mais barato de impedir as emissões de gases são as pesquisas agrícolas.


(Informações da Scientific American Brasil)

0 comentários:

Postar um comentário