segunda-feira, 23 de agosto de 2010


Dicas simples ajudam a evitar pequenos erros que geram grandes embaraços. SeuEvento de Florianópolis dá toques para a lista de presentes de casamento.
Caneta e papel a mão, ou, no caso dos mais tecnológicos, computador a postos. Vai começar a escalação dos contemplados para a tão aguardada festa de casamento. O que começa em uma folhinha, vai crescendo, em progressão geométrica, até terminar em três ou quatro folhas de caderno universitário. Frente e verso. É certo que o tamanho da lista de convidados está longe de determinar a dimensão e a magnitude de uma celebração. Comemorações íntimas podem ser tão ou mais marcantes. Mas o número de convidados determina, sim, o tamanho do orçamento e está diretamente relacionado a lista de presentes que os noivos pretender dispor.

Nesta seara, não são poucas as armadilhas e sobram as gafes. É praticamente impossível que você nunca tenha testemunhado algumas. Ou, pior ainda, quase todas. Veja só:

1 - Os convites devem ser entregues com a maior antecedência possível. Devem chegar as mãos dos convidados, no mínimo, três meses antes da festa. Afinal, segundo as regras de etiqueta, os presentes devem chegar a residência da noiva pelo menos uma semana antes do casamento. Liberar a lista de presentes em cima da hora, faltando, por exemplo, um mês para a celebração, pode fazer muitos convidados terem que espremer o orçamento para presentear. Principalmente quando muitos itens são mais caros. E isto é extremamente deselegante.

2 - Não explore seus convidados. Seja ponderado e leve sempre em conta o nível sócio-econômico deles. É claro que todo mundo gostaria de ganhar eletrodomésticos e eletrônicos de última geração. Mas, se você não é nenhuma celebridade nem tampouco milionário, esqueça os home theaters e as cafeteiras italianas e atenha-se a itens plausíveis. Mais vale garantir presentes úteis e viáveis do que perder convidados que deixarão de ir porque não tem como comprar geladeira side by side ou TV de LCD de 55 polegadas.

3 - As noivas costumam promover os "chás de panelas". Mais recentemente, os noivos também estão fazendo algo parecido. Só que para não ficar tão, digamos, feminino, eles chamam de "chá de espeto" ou de "chá de churrasco". Ambos precisam ficar atento a um detalhe: estes encontros reúnem os amigos e parentes mais próximos, e todos devem ser convidados para a festa de casamento. Os chás funcionam como um pré-casamento, um esquenta para o grande dia e, de quebra, ganha-se pequenos mimos. Mas na hora da festa a saia-justa acontece quando um convidado diz ao outro: "o queeee, ela não te convidou para o chá de panelaaaaa?". Ou, então: "ele convidou o primo só para o chá de churrasco, mas para o casamento, não". Os comentários serão fatais. Os constrangimentos, também.

4 - Escolha os presentes pessoalmente e só depois monte a lista. Coloque-a no maior número possível de lojas. Isto dá mais liberdade para o convidado. Se ficar em dúvida quanto a uma cafeteira, por exemplo, coloque as duas na lista e vá monitorando. Assim que uma for comprada, tire a outra da lista.

5 - Verifique sempre se as lojas escolhidas facilitam as trocas. Os presentes podem apresentar defeitos ou não combinarem com a decoração da sua casa.

6 - Noivos que já moram juntos antes do casamento podem fazer uma lista parra arrecadar dinheiro ou cotas de lua de mel. Procure profissionais especializados nisso. Em hipótese alguma coloque dados para depósito no convite de casamento.

São dicas simples que ajudam a evitar pequenos erros que geram grandes embaraços. E, mesmo, assim, os noivos nunca estarão a salvo de ficarem sem alguns dos presentes que mais queriam. Ou de receberem presentes que nem estavam na lista. Nesta hora, só torcendo mesmo para o bom-senso dos convidados.

Robert Pulmann para SeuEvento.Net de Florianópolis e Região

lista de presentes de casamento - Piracicaba, Limeira, Rio Claro, Americana, Sta Barbara, Tietê, São Pedro, Capivari e região

conheça o Portal SeueEvento.net

0 comentários:

Postar um comentário