terça-feira, 17 de julho de 2012

Truques e dicas para tapetes

Tapete é uma parte importante na boa decoração, principalmente na sala, mas não são indispensáveis como muitos dizem. Portanto, é possível sim criar uma sala bonita e aconchegante sem esta peça.
Hoje em dia pessoas que sofrem com alergia a poeira e a ácaros já não precisam mais se preocupar, pois existem diversos materiais anti-alérgicos utilizados na fabricação desses objetos decorativos.

Sala de estar: Tamanho do tapete X Sofá

Ele tem que ter o tamanho proporcional ao ambiente, procure avaliar bem a disposição da mobília afim de que haja harmonia total entre todos os móveis (incluindo cortinas).

Algumas pessoas ficam realmente com dúvidas na hora de escolher tapetes para sala, optando muitas vezes sempre pelos mais básicos e com cores neutras, para não errar, mas os ambientes com tapetes bem coloridos dão também um toque muito especial, moderno e alegre, indicados para ambientes que possuam mobílias lisas e neutras, no caso sofá e rack. Os tapetes em alto relevo são os mais procurados por ser muito aconchegantes e chiques, são ideias para sala de tv!

Os tapetes trazem arte final, são imponentes e trazem um enorme aconchego ao lar. Com uma grande diversidade de modelos, texturas e estilos. É bom fazer uma grande pesquisa antes de comprar o seu tapete...

A tendência do momento tem sido o sofá com chaise long (esse modelo é um pouco maior, geralmente de quatro até cinco lugares e em um dos assentos mais longos) e uma pergunta muito comum é: Como ornar esse tipo de sofá com o tapete, tem jeito? Tem! Vamos ver...

No caso do sofá com chaise o tapete tem que ser maior que a medida do sofá. Basicamente com uma sobra de 30cm para cada lado (laterais), ou seja o sofá fica literalmente sobre o tapete.

Muito comum ao colocar esse tipo de sofá é achar que pode-se usar um tapete menor que o sofá, não vou dizer que é errado, pois quem sou eu pra ditar regras... porém eu não acho que fique esteticamente bonito, ok? Quer comparar pra ver se tenho razão? Vamos ver as fotos:

Perceba que nas duas fotos à baixo o tapete é menor que a metragem do sofá. Percebam também como as medidas ficam fora, não estou dizendo você não pode fazer isso, mas se compararem com as fotos seguintes que os tapetes seguem as dicas verão que o ambiente ficará mais atraente.



Aqui tudo esta em harmonia, medidas certas para os móveis. Ou seja, quer arrasar na combinação Sofá Chaise X Tapete... então lembre-se da dica: 30 cm de sobra e sofá sobre o tapete!




Agora se você possui o tradicional conjunto 3+2 lugares ou sofá e poltronas, a dica é essa:





A medida do sofá de 3 lugares será o comprimento do tapete e o sofá de 2 lugares será a largura do mesmo. O ideal é deixar uma sobra de +ou- 10cm para criar um efeito estético mais elegante.
Se ao invés de sofá de dois lugares você optou por poltronas, basicamente vale a mesma regra.

Sala de jantar: Tamanho do tapete X Mesa




Na hora de comprar o tapete que ficará em baixo da sua mesa de jantar o que você precisa ter em mente é basicamente o seguinte: Ter uma sobra de mais ou menos 50cm para os quatro lados do tapete, de forma que as cadeiras fiquem dentro do perímetro do mesmo.

Um comentário:

  1. Bom dia! Detectamos que o seu site está utilizando uma de nossas fotos (a primeira foto – Coleção Unique, desenho Círculos), da empresa Tapetes São Carlos. Primeiramente, gostaríamos de agradecer por escolher nossa foto para ilustrar a sua publicação. Entretanto, pedimos apenas que dê créditos à nossa foto, colocando o nosso site (www.tapetessaocarlos.com.br). Desde já agradecemos a compreensão.

    ResponderExcluir