sexta-feira, 19 de abril de 2013


O celebrante de casamento é o profissional que realiza casamentos com ou sem conotação religiosa, para pessoas das diversas religiões ou mesmo para quem não pertença a nenhuma instituição religiosa.
O celebrante faz a cerimônia de forma personalizada, de acordo com o perfil dos noivos, podendo dar a ela um viés mais religioso, ou mais neutro, falando apenas de amor, companheirismo e romantismo.
O público que geralmente procura os serviços do celebrante de casamento são noivos de religiões diferentes, noivos que não possuem nenhuma religião específica, noivos divorciados/separados e também aquelas pessoas que desejam uma cerimônia personalizada.
Este profissional pode ser um teólogo, um cerimonialista, um locutor ou um mestre de cerimônias. Alguns celebrantes podem celebrar o casamento religioso com efeito civil, conforme a lei.
Atualmente, uma das cerimônias mais pedidas para casamentos é a Cerimônia das Areias.

Entenda um pouco mais:

Origem: Alguns defendem que a Cerimônia das Areias teve início no Havaí nas cerimônias realizadas na areia – em determinado momento, os noivos pegavam um punhado de areia para depositar juntos, num único recipiente sobre o altar. Outros defendem a origem como sendo dos nativos dos Estados Unidos, os Apaches que nas cerimônias de casamento, uniam as areias coloridas numa tigela.
A Cerimônia das Areias tornou-se um ritual ecumênico incorporado na cerimônia religiosa, onde, com sua forma clara, participa todos os presentes da cerimônia, por sua beleza, simbologia e significado.
Esta cerimônia pode ainda ser vista como uma dinâmica do casamento. Onde, de forma prática, noivos, pais, padrinhos e convidados vivenciam todos os ensinamentos Bíblicos, compreendendo o real significado e o sentido das Palavras.
 "...o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne" (Gn 2:24)
Os noivos misturam suas areias de cores diferentes – apesar de serem seres distintos, diante de Deus serão uma só carne.
O amor é forte e fiel, o casamento é diante de Deus indissolúvel, "Assim como não dá para separar os grãos de areia, que o amor do casal também seja inseparável, indissolúvel”.  “ O que Deus uniu, o homem não separa”.
O recipiente com a areia é guardado pelos noivos como um marco, uma lembrança desta união matrimonial.

Cores e Significados das areias:
Preto - mistério e fantasia, associado à sofisticação e luxo. Significa também dignidade.
Branco - paz,  calma,  pureza.  Significa inocência e pureza.
Vermelho - é a cor da paixão e do sentimento. Simboliza o amor, o desejo.
Verde - vigor, juventude, frescor, esperança e calma.
Amarelo - calor, luz , prosperidade. É também uma cor energética, que transmite otimismo.
Azul - é a cor do céu, do espírito e do pensamento. Simboliza a lealdade, a fidelidade, a personalidade e sutileza. Simboliza também o ideal e o sonho.
Castanho - é a cor da Terra. Esta cor significa maturidade, consciência e responsabilidade. Está ainda associada ao conforto, estabilidade, resistência e simplicidade.
Lilás - significa espiritualidade e intuição.
Rosa - significa beleza, saúde, sensualidade e também romantismo.
Dourado - ou cor ouro está simbolicamente associada ao ouro e à riqueza, a algo majestoso.







0 comentários:

Postar um comentário