terça-feira, 15 de maio de 2012

Tratamento da Artrose




Como é o tratamento da artrose

A maioria dos tratamentos bem sucedidos para artrose, ou osteoartrite, envolvem uma combinação elaborada para as necessidades, estilo de vida e saúde de cada paciente. A maioria dos tratamentos para artrose incluem formas de controlar a dor e melhorar a funcionalidade. Tais tipos de tratamento podem incluir exercício físico, controle de peso, descanso e alívio do estresse sobre as articulações, técnicas para alívio da dor, remédios, cirurgia e terapias complementares.

Exercício físico
Pesquisas mostram que exercício físico é uma das melhores formas de tratamento para artrose. Exercícios físicos podem melhorar o humor, diminuir a dor, melhorar a flexibilidade, fortalecer o coração e melhora a circulação sanguínea, controlar o peso, e melhorar o estado de condicionamento físico geral. Exercício físico também não é caro e, feito de forma correta, tem poucos efeitos colaterais. A quantidade e tipo de exercício prescrito dependerá das articulações que apresentam artrose, o quanto estáveis elas estão, e se já foi feito alguma substituição de articulações. Caminhada, natação e aeróbica na água são alguns tipos populares de exercício físico para pessoas com artrose. O fisioterapeuta pode recomendar tipos específicos de exercícios para a situação particular de cada paciente.

Controle de peso
Pacientes com artrose que estão acima do peso ou obesos devem tentar emagrecer. O controle do peso reduz o estresse nas articulações que suportam peso, limita lesões futuras, e aumenta a mobilidade. Um nutricionista pode ajudar o paciente a desenvolver hábitos alimentares saudáveis. Uma dieta saudável e exercício físico regular podem ajudar a reduzir o peso.

Descanso e alívio do estresse sobre as articulações
Planos de tratamento para artrose geralmente incluem o descanso. Pacientes devem aprender a reconhecer os sinais do corpo e quando parar ou diminuir suas atividades. Isso prevenirá a dor causada pelo esforço excessivo. Embora a dor possa tornar o sono difícil, dormir apropriadamente é importante para controlar a dor da artrose. Se a pessoa tem problemas para dormir, deve procurar por técnicas de relaxamento e alívio do estresse, além de agendar o horário dos remédios de forma que obtenha o máximo de alívio da dor durante a noite.



Alívio da dor
Há algumas formas de alívio da dor para pessoas com artrose como: Calor e frio - Calor ou frio (ou a combinação dos dois) pode ser útil no alívio da dor das articulações. Calor pode ser aplicado de diferentes formas para aumentar o fluxo de sangue e melhorar a dor e rigidez. Em alguns casos, bolsas de gelo reduzem a inflamação e aliviam a dor. 

TENS - Essa é uma técnica que usa um pequeno aparelho eletrônico para direcionar pulsos elétricos moderados às terminações nervosas na área dolorida.

Massagem - A massoterapia podem ser útil porém, como as articulações com artrose são sensíveis, o massoterapeuta deve estar familiarizado com os problemas da doença.

Remédios para controlar a dor
Os médicos podem prescrever remédios para eliminar ou reduzir a dor. Eles consideram vários fatores quando receitam remédios para os pacientes com artrose, como por exemplo, a intensidade da dor, efeitos colaterais potenciais, histórico médico e outras medicações que estão sendo tomadas.



Cirurgia
Para muitas pessoas a cirurgia ajuda a aliviar a dor e efeitos debilitantes da artrose. O cirurgião pode substituir as articulações afetadas por próteses. A decisão de utilizar a cirurgia depende de vários fatores, incluindo a idade do paciente, ocupação, nível de debilitação causado pela artrose, intensidade da dor, e grau com que a doença afeta o estilo de vida. Depois da cirurgia e reabilitação, o paciente geralmente sente menos dor e inchaço, e pode mover-se mais facilmente.

Terapias complementares
Quando o tratamento médico convencional não provê alívio suficiente para a dor, algumas pessoas tentam terapias complementares. A seguir algumas dessas terapias usadas para tratamento da artrose:
Acupuntura - Algumas pessoas têm encontrado alívio da dor usando acupuntura.

Remédios populares - Esse incluem beber chás de ervas, usar bracelete de cobre, tomar banho de lama, etc. Ainda que algumas dessas opções por si mesmas não sejam perigosas, não há comprovação que elas ajudem no tratamento de artrose, além de poderem ser caras e fazer com que as pessoas atrasem ou abandonem o tratamento médico, que é essencial.

A Quark Medical trabalha com alguns tipos de aparelhos que emitem pulsos eletromagnéticos direcionados para a região dolorida, servindo também como analgésico para alguns tipos de edemas e dores musculares a linha TENSVif foi desenvolvida exclusivamente para isso, acompanhe na nossa loja eletrônica mais detalhes sobre os produtos.

Clique aqui para mais dicas de saúde, no blog da Quark Medical
 
Clique aqui e curta a página da Quark no Facebook
 
 Zamir Jr MTB 65-189 
Equipe de Jornalismo MadX Comunicação

0 comentários:

Postar um comentário