segunda-feira, 26 de março de 2012


A proposta deste texto é mostrar como, com alguns truques dos profissionais, dá para registrar com uma máquina digital belas fotografias do seu filho. Você vai ver como luz, composição, cenário, assim como paciência e disposição de mexer na câmera, fazem toda a diferença na hora de fotografar. Já que o modelo mais lindo do mundo está mesmo contratado, agora só falta você testar algumas técnicas para ter a foto perfeita.


Experimente, teste, bata dezenas de fotos
Não tenha medo de experimentar (sem, claro, expor seu filho a nenhum risco), ainda mais com a câmera digital. Se o cenário está bonito e seu filho está irresistível de tão lindo, faça várias fotos, fuçando na câmera e mudando os botões de lugar. E mude você também de lugar. Nunca tire uma foto só. Faça cinco, dez, vinte... Quanto mais você clicar, maior é a chance de ter uma foto maravilhosa.

Escolha um fundo "limpo"
Quanto menos coisa atrás da criança, melhor. Assim o foco fica todo para ela. Aqui a moldura da foto é simplesmente o piso. Se houvesse um monte de brinquedos em volta, o efeito não ia ser o mesmo.


Prefira sempre a luz natural
Dentro de casa, leve a criança para perto de uma janela, porta, varanda. Se tiver um jardim externo, um toque de natureza fica melhor ainda. Caso a luz pegue de lado, o efeito fica muito bom.

Se estiver contra a luz, use flash
Aqui você vê um exemplo de foto contra a luz com flash.
Nas máquinas digitais, costuma haver um botão com o símbolo de uma pessoa e uma estrela no fundo. Esse botão aciona o flash para o caso em que há muita luz no fundo.
Outro botão de flash é o representado por uma setinha em forma de raio. Use o flash também quando estiver fotografando debaixo do sol do meio-dia, para eliminar as sombras no rosto.


Quando o fundo é ruim, chegue mais perto da criança
Seu filho está muito fofo, mas o cenário do fundo não está ajudando em nada? Aproxime-se o máximo que puder dele e corte o fundo fora. Prefira chegar perto do bebê de verdade, em vez de abusar do zoom da máquina.

Tire fotos em ocasiões não especiais
Não deixe para tirar fotos só em ocasiões especiais, quando a criança está com roupa de festa (e é maior a chance de você estar com pressa) ou no meio de um passeio. Pegue um momento tranquilo do dia-a-dia, em casa mesmo.
A criança pode até estar distraída com outra coisa, afinal ela não precisa necessariamente estar olhando para a câmera para a foto sair bonita. Até a TV ou um brinquedo servem de distração nessa hora. Para não esquecer, deixe a câmera sempre à vista, e abastecida de pilhas.


Brinquedos bem posicionados
Não basta espalhar um monte de brinquedos no chão ou no berço para incluir alguns dos melhores "amigos" do seu filho na foto. Vale a pena fazer várias tentativas e combinações de ângulos com os brinquedos para chegar a um resultado visualmente bonito como esse da "boneca" entre as bonecas.

Visual caprichado
Se o bebê estiver bem-humorado, não custa nada escolher uma roupa mais engraçadinha para produzir fotos com cara de modelo de revista.


Pode cortar um pedaço da criança!
Corte seu filho sem medo! Não tem problema tirar um pedaço da cabeça, como na foto acima, ou até a cabeça inteira. Descentralizando a criança e mostrando só uma parte do corpo você cria um quadro inusitado e interessante.

Hora do soninho
Não há nada mais gostoso que ver um bebê dormindo, portanto aproveite que ele vai ficar bem quietinho e clique à vontade. A hora do sono é mesmo ótima para seu treinamento de fotógrafo. Aproveite para testar os botões da máquina, a luminosidade, o jeito de cortar a foto...

Treinando para as fotos perfeitas
Um exercício para quando você tiver um tempinho: pegue um objeto (pode ser seu filho dormindo, ou então qualquer outra coisa que fique parada) e vá tirando uma foto com cada tipo de regulagem da câmera. Experimente todos os desenhinhos para ver o que acontece com o resultado final. O teste vai funcionar melhor que ler o manual -- mas, se você tiver paciência (e tempo), ler o manual ajuda também!

Texto: babycenter.com 



Não tenham medo de usar ou testar a câmera, faça tudo em todas as modalidades, o que importa é gravar a imagem do seu filho em um álbum maravilhoso e o melhor é que você mesmo vai montar. Agora só falta carregar suas pilhas e sair clicando seu filho!




Zamir Jr MTB - 65189
Equipe de Jornalismo MadX Comunicação

0 comentários:

Postar um comentário