terça-feira, 31 de março de 2015

Você sabe a diferença entre aliança de compromisso e anel de noivado? 



Embora pareça um assunto bem simples e comum, muitas pessoas não conhecem, com clareza, as diferenças entre uma aliança de noivado ou uma aliança de compromisso. Para esclarecer esse impasse de uma vez por todas, a seguir apontamos quais são as características de uso e aparência que as diferenciam.

Primeiramente, vejamos a história desses objetos tão importantes hoje em dia. Alianças de compromisso são conhecidas desde a Antiguidade, significando o que é eterno, pois o círculo dos aros dos anéis não apresentam um início e um final definido.

A formalidade da troca de anéis remonta à Idade Média, com Santo Isidro, Arcebispo da cidade de Sevilha, na Espanha. Nas cerimônias de união que celebrava, apontava a importância da troca, como representação de fidelidade e união mútua. Deveriam, a partir de então, ser colocado no dedo anelar – o quarto dedo a partir do indicador – pois dali sai uma veia que se conecta, diretamente, ao coração da pessoa. Por isso, as alianças de casamento são, de fato, colocadas na mão esquerda, e as de compromisso ou noivado, na mão direita.

Cada aliança representa um momento distinto de uma relação. É um símbolo de compromisso, ou seja, um sinaliza para um processo de aprofundamento no relacionamento, já o outro, em uma mudança de estado civil

A aliança de compromisso é um tipo de anel de aparência mais simples, sem tanto detalhamento decorativo, que pode ser tanto de prata, quanto de ouro branco, dependendo do poder aquisitivo do comprador. É esse o tipo de oferta que se faz para que o parceiro perceba que o relacionamento entrará em um estágio mais sério. O importante nesse tipo de aliança é que seja em tom prateado, pois apenas as de casamento, definitivas, é que deverão ser em cor amarela.

Em relação ao período em que a aliança de compromisso deva ser oferecida, não há regra. O importante é que a pessoa que dê esteja preparada e certa de que deseja dar essa demonstração de seriedade no relacionamento.

Em alguns casais, especialmente os mais tradicionais, após o anel de compromisso, evolui-se para a aliança de noivado. Embora os homens, em geral, não compreendam muito bem o sentido em se dar uma aliança pré-casamento, a questão não é óbvia. Nesse caso, o que importa é valorizar o simbólico que aponta para essa união que virá dali a algum tempo.

E então, ao longo de todo esse tempo de espera, a parceira poderá vibrar, dia a dia, vendo o anel em sua mão, pelo grande dia que se aproxima e se torna mais e mais real, pois aquele pequeno anel é a concretização de uma importante promessa de comunhão entre o casal.

No momento do pedido de casamento, reza a tradição, que a oferta do anel seja feita pelo homem. Trata-se de um símbolo romântico muito especial, no qual, ambos se envolveram de tal modo, que a pessoa que oferece o anel demonstra seu desejo de chegar à união matrimonial, com a famosa pergunta: “quer casar comigo?”. Se tal pedido for feito de surpresa, melhor ainda, pois os resultados tendem a ser ainda mais positivos. As alianças, agora de cor dourada, serão utilizadas ao longo de todo o relacionamento, pelo casal, como um símbolo externo da união, que poderá ser vista por todas as pessoas.

O conselho, para que se escolha o melhor modelo de aliança, é o seguinte: o par deve ser muito parecido entre si. Alguns detalhes diferenciados entre a masculina e a feminina pode haver, tais como aplicações de pedras preciosas, ou algum desenho, mas é importante que o conjunto forme um todo completamente harmonioso, pois isso também é um sinal de que a união será completa e equilibrada.



Fonte: Joias.com.

0 comentários:

Postar um comentário